O FCM 36, ou o trator RN3, como o chamou o FCM, era um isolado
na corrida para substituir praticamente toda a frota de tanques franceses
que foi iniciada pela Hotchkiss em 1933.
Mais de uma dúzia de empresas apresentaram propostas para construir os tanques de substituição
e apenas quatro chegaram a construir um piloto.
As encomendas da Renault e da Hotchkiss logo começaram a entrar
e a apresentação da batchat nunca foi feita na fase piloto.
O FCM, no entanto, realmente foi construído,
embora por motivos peculiares não em grande número.
Estamos em Saumur para verificar a deles.
Ao olhar para o veículo, a coisa óbvia que sobressai
é a natureza soldada em ângulo
comparada aos outros tanques que foram inseridos no concurso.
Dois deles eram redondos e fundidos
e o terceiro do BatChat era pelo menos angulado, mas fundido e rebitado.
A razão por trás da estrutura soldada é o passado da FCM:
eles fizeram principalmente navios, embora tenham alcançado
alguma notoriedade ou fama, dependendo do seu ponto de vista,
para a construção de tanques maciços 2C antes.
A soldagem forneceu uma série de vantagens,
mas houve um problema significativo na perspectiva
do governo francês comprando essas coisas:
a soldagem era uma prática que apenas os trabalhadores qualificados podiam fazer
e receberam mais.
Além da FCM também ter que desviar seus trabalhadores e recursos
para construir navios e construir tanques.
Como resultado, embora as FCMs tenham sido construídas muito rapidamente
devido às vantagens de produção, de soldagem
não chegaram muitos pedidos no começo.
Dentro da Escotilha do Capitão
Como você pode ver, a inclinação é em todas as laterais
e isso me irrita um pouco quando as pessoas olham para o T-34 e dizem
"ei, ele desenvolveu blindagem inclinada",
e, bem, o FCM 36 não gostaria de uma palavra.
Na verdade, outros tanques anteriores gostariam disso, mas isso não é nada demais.
Agora, uma das limitações com inclinação para dentro
é que você tem um anel de torre menor, o que significa que você tem uma torre menor.
No entanto, no caso dos tanques franceses que realmente não eram um grande problema,
porque eles especificamente queriam torres de um homem por várias razões
que realmente faziam, na época, um pouco de sentido.
Uma vantagem muito fácil foi que, se você tivesse uma torre suficientemente leve
com o mesmo anel de torre, você simplesmente colocou uma FT e isso foi muito mais barato.
Um problema maior era a mão-de-obra.
Lembre-se de que a França ainda estava se recuperando da enorme escassez de mão-de-obra
sofrida após o fim da primeira guerra mundial,
então eles realmente não tinham muitos homens para colocar em muitos tanques,
então você poderia ter alguns tanques de três homens ou muitos tanques de dois homens.
Foi decidido que ter mais tanques de dois homens era melhor.
A outra vantagem era que um tanque menor de dois homens usa menos metal,
é mais rápido para produzir, é mais barato produzir.
Todas essas coisas eram muito importantes para o governo francês na época.
Então, seria uma torre de um homem.
Com o benefício da retrospectiva, isso pode ser dito
como sendo avareza, porém com sensatez,
mas na época havia uma certa lógica por trás de suas ações.
O casco dianteiro de quatro centímetros de espessura
é dominado pela grande escotilha do condutor de três peças.
Ele abre em uma certa sequência, primeiro a viseira superior,
a porta direita e depois a porta da mão esquerda.
Agora, para entrar e fechá-lo,
o negócio é que os sistemas hidráulicos estão por fora,
então, como você está prestes a subir, você pressiona o lançamento
e depois passa pela porta blindada muito pesada,
sem apoio e então você fecha tudo ao seu redor. Não é o ideal.
Outros componentes na frente do veículo,
você tem o típico farol envolto francês do tempo
que o chifre está no lado oposto,
e você também pode ver uma das fendas de visão facilmente.
A vantagem da superestrutura angulada no FCM
em comparação com os cascos de elenco dos outros
é que as fendas de visão oferecem um campo de visão mais amplo do que eles deram a você.
Voltando da polia, você passa pelo sistema de tensão da esteira,
é uma porca grande e simples em um parafuso nada incomum lá,
você vai para o primeiro rolo que está perto como eu posso dizer é apenas preencher o espaço
entre a polia e a primeira roda.
As rodas existem em quatro vagões, cada vagão tem um par de rodas.
Se você olha para elas, elas parecem quase
duas rodas diferentes emparelhadas,
mas parece que é apenas uma roda com um sulco cortado entre as duas.
Para lubrificá-los, você tem essas pequenas portas de acesso aqui atrás das asas,
apenas abra a asa, retire o painel
e você pode acessar os pontos de graxa, e os tubos irão
para onde estiver no sistema que a graxa precisa chegar.
No topo, você pode ver as grandes calhas de lama.
O entupimento de lama era um problema perpétuo com este tanque
e nunca foi resolvido por completo e não tenho certeza absoluta do motivo,
porque, olhando para baixo, não há nada além de trilha.
Havia várias propostas feitas,
como "remover os rolos e substituí-los por calços"
que dariam mais espaço para que a lama caísse,
ou "simplesmente remova o rodapé lateral inteira e faça a parede interna mais grossa".
Obviamente, isso não aconteceu.
A última coisa que eu mencionei é apenas no casco superior,
há espaço suficiente para os kits pioneiros
e há um marcador bem no topo.
Em comum com o FT que começou tudo,
todo o trem de força para este tanque está na parte traseira.
As grandes rodas dentadas, no entanto, têm apenas um conjunto de dentes,
ao contrário do par mais típico.
Estes engrenam com os links de trilha de passo curto de um único pino.
Os únicos parafusos do tanque inteiro são aqueles
que são necessários para entrar no compartimento do motor,
e você pode ver que o compartimento em si tem uma longa cauda inclinada
com os gases de escape que se desviam para a frente.
Debaixo destas escotilhas de volta aqui, você vai ver o sistema de direção,
um componente grande em cada lado do diferencial.
E aqui está um que preparei mais cedo.
O motor está passando por um pouco de restauração no momento,
a metade superior está faltando, mas você pode ver que é
um motor Berliet Ricardo de 4 cilindros a diesel refrigerado a água.
Coloca cerca de 91 a 105 cavalos de potência, dependendo da fonte que você deseja usar.
A escolha de um diesel foi um pouco incomum para a época.
No entanto, tinha algumas vantagens, uma das quais
poderia ser cerca de 200 quilômetros em apenas 217 litros de combustível.
Outra vantagem era que era menos provável que pegasse fogo,
pelo menos essa era a percepção.
No entanto, era um extintor de fogo Tecalemit instalado no sistema.
Por outro lado, a desvantagem era que você tinha
que ter um treinamento de logística de combustível separado apenas para este tipo de tanque,
porque praticamente tudo o que os franceses estavam usando era gasolina.
Isso levou a alguns problemas mais tarde.
O acesso à torre para o comandante
é por meio da grande porta de escotilha na traseira da torre,
bastante comum à maioria dos tanques franceses da época.
Curiosamente, a torre reúne o suficiente para
que este seja o primeiro tanque a ter um sistema de sobrepressão da NBC,
e vale lembrar que o uso de gasolina foi bastante frequente
duas décadas antes.
A torre da FCM é considerada mais espaçosa do que a APX,
como foi encontrada no Renault e Hotchkiss,
e embora seja uma afirmação relativa, posso facilmente ver o porquê.
Isso é significativamente melhor, e ainda é ruim.
A visão é proporcionada por essas pequenas vagas,
elas são baixas, se eu estiver levantando o canhão principal
ou mais altas, se eu estiver de pé, e é absolutamente atroz.
Eu quase não consigo imaginar até encontrar meus amigos,
depois de ficar sozinho para encontrar inimigos para atirar em quem estaria tentando me matar.
Estou de joelhos na base do chão, havia um assento dobrável,
um assento real que estava preso à proteção.
Tristemente distanciado de um tanque particular
e isso certamente supera a pequena coisa
que seria no Renault e Hotchkiss e,
francamente, nem tenho certeza de como eu usaria isso
porque o interior é absolutamente horrível.
O SA-18 é o mesmo canhão padrão em praticamente todo o resto.
É o World War I 37,
um canhão muito curto, com cerca de dois cm de penetração de blindagem com um cartucho PP
e era simplesmente uma questão de economia
já havia muitas munições nas lojas,
havia os canhões que você poderia simplesmente tirar do FT
e não queria colocar novas torres sobre eles ou o que você tem.
Curiosamente, embora esse canhão compartilhe a ombreira
e o sistema de elevação de mão como você imagina com a visão aqui,
ele também tem um nível de rotação independente da torre.
Isso é bastante único e muito útil quando se trata de mirar.
Há, é claro, uma roda de mão transversal,
embora não vá no sentido inverso. Você esperaria que,
se você manivela no sentido horário, a torre gira no sentido horário,
não vai para trás.
Você manivela no sentido horário, a torre gira à esquerda como você pode ver.
Houve uma tentativa de montar um canhão maior com 37 milímetros de SA 38,
como pode ser encontrado no Hotchkiss da Renault também.
No entanto, as soldas nesta torre não conseguiram assumir
a incrível força desse canhão devastador.
Então, a solução foi realmente ter que fazer uma torre inteiramente nova.
O problema era que, embora um fosse feito,
ele tinha um manelete interno e funcionava,
eles o construíram logo antes que a França se rendesse e, bem,
esse foi o fim dessa história.
Não há muito mais a dizer aqui, no lado direito
seria a metralhadora de sete milímetros com os paióis de bateria.
Observo que, nesta torre, encontraram espaço para um conjunto pronto
de três munições no lado direito.
A cúpula é efetivamente uma extensão das laterais da torre,
isso provavelmente fez a fabricação muito simples.
Não é pior do que as outras opções
com uma pequena redoma de cúpula nos outros tanques,
mas isso é basicamente o cego que guia outro cego. É horrível.
Eu posso entender por que as pessoas abriram a escotilha traseira e apenas
colocaram a cabeça dessa maneira até que as pessoas realmente comecem a atirar nelas,
é a única maneira que você poderá ver qualquer coisa.
Então vamos para a posição do comandante. Devo seguir em frente.
E isso também estava indo tão bem.
Então uma das grandes vantagens de ter o motor e a transmissão
na parte de trás do tanque é que, ao contrário, digamos, o Renault,
você não precisa deixar o powertrain do lado direito.
Não está ocupando espaço dentro do casco.
Isso é ótimo, você tem mais espaço para o piloto,
você tem mais espaço para a munição,
você tem mais espaço para o rádio,
você pode realmente colocar um ER54 nisso se você tivesse um.
Infelizmente, a posição dos pilotos deixa tudo cair.
Não tenho certeza sobre por onde começar.
Estou em uma almofada no chão do casco.
Ele tem um encosto, o encosto está absolutamente assassinando minhas costas
porque a única maneira que eu posso caber agora é inclinar-se,
você sabe, em uma posição um pouco flexível.
Agora, minha primeira pergunta é sobre como os pés das pessoas ficavam na época,
porque você pode ver o dedo no freio
bloqueado pela alavanca da escotilha,
o que eu questionaria um pouco.
A embreagem eu posso operar no lado esquerdo, não é muito difícil.
As duas alavancas para a direção, bem, tudo bem,
e eu posso chegar ao acelerador com bastante facilidade.
Transmissão manual de cinco velocidades à direita,
é bastante convencional, de modo que o inverso é para a frente, depois um, dois, três
está claramente marcado,
e o guia dos pilotos também está no lado direito do casco.
Meu primeiro pensamento, na verdade, para todos esses tanques de dois homens
em que estive nos últimos dias,
é que esses caras tinham mais coragem do que eu.
Agora, concedeu provavelmente uma batida no canhão da máquina,
mas eu... as palavras me falham.
Esta é uma maneira surpreendente de entrar em batalha e, infelizmente,
embora esse possa ser o melhor dos tanques de infantaria que os franceses tiveram,
não acho que isso seja suficiente.
De qualquer forma, eu vou sair daqui antes que minhas costas decidam
que eu preciso ir ver um quiroprático e não tenho certeza de como.
Umm. Oh meu Deus, o tanque está em chamas?
Que diabos?
Eu tenho mais nove.
Pegue o microfone comigo...
Ah, Jesus.
Em geral, 400 tanques foram encomendados,
embora apenas 100 foram encomendados com antecedência para serem realmente construídos.
Eles se absolveram razoavelmente bem,
como talvez o melhor dos tanques de dois homens,
no entanto, eles tiveram o infortúnio de estar na Sedan,
o que não foi bom para os franceses,
independentemente do tipo de tanques que eles tiveram em ambos os casos.
Pode ou não dizer algo para o FCM,
mas a grande maioria não foi perdida devido a defeito mecânico,
mas foi perdida em problemas de combate ou fornecimento.
Aqueles, que foram capturados pelos alemães,
acabaram sendo convertidos em peças de artilharia, direta ou anti-tanque.
Então é isso, este é um pequeno vídeo,
porque é um tanque de dois homens muito simples, que não tem muito a dizer sobre isso.
Vejo você no próximo.
E para o Bataglion Chantille...
bat.. batang…
droga...
batginolle chatillons.
Tudo bem, vou chamar BatChat.
Eu achei que vocês gostariam de ter uma visão melhor da frente
apenas no caso de a visão da parte traseira
não lhe dar a experiência exata do quão sobrecarregado eu estou.
Quer dizer, eu sinto como se estivesse em um ovo,
tudo enrolado pronto para chocar e ser lançado no mundo.
É... Não.
Além disso, é muito poético para mim.
Apenas deixe-me sair daqui. Por favor?
OK
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